Airbnb x Condomínio

Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça proferiu decisão no sentido de que condomínios podem proibir a locação de unidades residenciais por meio de plataformas digitais como o Airbnb.

No caso específico, um condomínio em Porto Alegre – RS processou um morador por ter alugado seu imóvel por temporada durante o período da Copa do Mundo de 2014, por violar a convenção de condomínio, que continha previsão expressa de destinação residencial de suas unidades.

O ponto controvertido do julgado deu-se, portanto, se a atividade de locação por temporada via Airbnb pode ser caracterizada como atividade comercial e de hospedagem remunerada.

Apesar da grande repercussão, entendemos que a decisão foi o primeiro precedente de um tribunal superior, contudo, o referido entendimento ainda não pode ser considerado definitivo e nem de observância obrigatória pelos tribunais estaduais.

Neste aspecto, surge para os condomínios a necessidade de adequar a Convenção de Condomínio, com o fim de estabelecer a destinação do edifício, trazendo critérios objetivos para definição de uso residencial/comercial, podendo tratar especificamente sobre locação por temporada ou uso de home office, cada vez mais presente na sociedade pós pandemia do COVID 19.

Ficou com alguma dúvida? Estamos à disposição para atendê-lo.

adm.bck

adm.bck

Sobre nós
DRO – Drubi, Ribeiro & Oliveira Advogados Associados é uma sociedade que visa à prestação de serviços jurídicos de excelência, por meio da associação de alta qualidade técnica e dinamismo na resolução das demandas propostas.
QUER FALAR CONOSCO?

Quer falar conosco?

Conte com a DRO – Drubi,
Ribeiro & Oliveira Advogados Associados.

Explore nossa experiência e confie seu caso a profissionais qualificados. Entre em contato conosco hoje para uma consulta adaptada às suas necessidades legais.